Decano dos Conselheiros, Roque Citadini se aposenta do Tribunal de Contas


19/08/2025 – SÃO PAULO – Após 37 anos como Conselheiro da Corte de Contas paulista, Antonio Roque Citadini se aposenta oficialmente hoje, terça-feira (19/8), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Roque Citadini deixa as funções do cargo prestes a completar 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória.

Decano dos conselheiros, Antônio Roque Citadini ingressou no Tribunal de Contas paulista desde abril de 1988. Foi Presidente durante seis mandatos (1991, 1998, 2007, 2013, 2019 e 2025) e participou, por outras vezes, do comando administrativo da Casa, como Vice-Presidente e Corregedor.

Em 2025, ano de sua aposentadoria, Roque Citadini exerceu a Presidência da Corte e teve como um dos principais compromissos da agenda a realização da 29ª edição do Ciclo de Debates, oportunidade na qual visitou 20 municípios paulistas levando ao lado de Conselheiros, membros do Colegiado e corpo técnico do TCE as boas práticas administrativas junto aos gestores públicos, locais em que foi reconhecido e homenageado pelos representantes municipais.

Citadini também esteve presente na abertura da XXIII Semana Jurídica, no dia 11 de agosto, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital - evento tradicional realizado anualmente pela Corte de Contas paulista. 

Na última quinta-feira (14/8), Roque Citadini foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e recebeu da Casa o ‘Colar de Honra ao Mérito Legislativo’. A sessão solene, proposta e presidida pelo Deputado Barros Munhoz, foi prestigiada por parlamentares, membros do Colegiado, Diretores e Procuradores, servidores do TCE e autoridades paulistas, além de Conselheiros de outros Tribunais de Contas do Brasil.

Na segunda-feira (18/8), recebeu pelo Instituto e Fundação Butantan, uma placa de agradecimento, em reconhecimento à sua dedicação, competência e contribuição para o fortalecimento da fiscalização e da transparência na gestão pública, e pelo apoio e empenho pelo desenvolvimento da saúde pública em São Paulo e no Brasil.

. Trajetória

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Roque Citadini chegou à Corte de Contas paulista em 5 de abril de 1988, meses antes da promulgação da Constituição Federal. Como Conselheiro, foi um dos grandes defensores da descentralização do TCESP e da criação dos Escritórios Regionais que, posteriormente, foram denominadas de Unidades Regionais, atualmente, com sedes em 20 municípios localizados no interior e no litoral paulista.

Antes de ingressar no Tribunal, foi Consultor Jurídico da Câmara Municipal de São Paulo, Advogado credenciado junto ao Tribunal Regional Eleitoral; Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Santo André; Advogado do Sindicato dos Condutores de Veículos; Diretor Administrativo e Diretor-Presidente da Companhia de Gás de São Paulo (Comgas) e membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de São Paulo (CESP), da Eletropaulo e da Companhia Paulista de Força e Luz.